Eeee ai!

Esta ultima semana foi das mais importantes nos últimos meses.

Não perder tempo

No principio do mês coloquei alarmes e agendei montes de coisas no telemóvel numa tentativa de aproveitar ao máximo o tempo. Falhei certas coisas, mas a verdade é que ter todos os dias notificações sobre “Gravações serumser” ou “Corrida” ajudou-me muito a manter o foco.

Todos os dias faço 16km de bicicleta e chego a casa às 2h da manhã depois do trabalho. Isto devia ser o suficiente para chegar a casa e dormir, mas fico sempre na internet a ler artigos ou ver uns videos.

Depois de agendar tarefas e pensar no que andava a fazer delineie horas para fazer coisas e tempo suficiente para dormir.

Ainda posso melhorar mais!

Plano de treino

Estou viciado em melhorar a minha corrida. Ando a ler muito sobre técnicas, vejo repetições de eventos, provas e sigo muitos corredores.

No site RocknRoll EDP encontrei um plano de treino para fazer uma meia-maratona em 1h15-1h30. Estou focado neste plano, a seguir à risca mesmo!

É um plano de 12 semanas. Ora bem, daqui a 3 meses é Agosto e a prova onde quero fazer sub1h30 é em Dezembro, Meia-Maratona dos Descobrimentos. Dependendo dos resultados no final e da minha evolução, talvez faça outra vez o plano só para fortalecer as pernas e ter objetivos em vez de, espero que não, relaxar e “treinar só para manter”.

sub1h30_plano

Treinos

  • Terça, 15 de Maio

Comecei na terça com uma CC, corrida continua,  60′ lenta. Correu bem e senti-me confortável. Não percebo assim tanto dos treinos, senti que devia estar a correr mais rápido, mas quis seguir o treino e confiar na evolução. Começar um primeiro dia de treino com sprints e 1hora a ritmo normal não era boa ideia.

  • Quinta-feira, 18 de Maio

Foi dia de fazer CC 60′ normal + 4x100m.

Comecei o dia às 15h, comi uma banana e bebi água e passado 30min pos-me a correr devagar para o spot do treino. Levei comigo a gopro o que tornou-se uma grande distração. Enquanto corria os primeiros 20-30min, estive também a gravar a paisagem, eu a correr e outras coisas. Senti-me mal por não estar a seguir o plano da melhor forma. Decidi parar tudo! Escondi a camara numas escadas, comecei uma corrida nova no strava e fiz os 60′ na melhor forma. Esqueci o treino de 20 e tal minutos anterior e fingi que não existiu, já que eu estava muito distraído e com ritmo de 6 min/km.

Gostei bastante de aumentar o nível e surpreendentemente no final tive força para os sprints. Corri os 60′ a 4:37 min/km.

  • Domingo, 21 de Maio

CC 75′ lenta + 5min a 75% ritmo de competição

Senti-me bem com um ritmo lento por 1h25.Dependendo da inclinação da estrada eu aumentava o ritmo e quebrava a parte “lenta” do treino mas gosto de sentir-me forte durante o treino.

Sabia que no final tinha que “puxar bem” os últimos 5min a 75% ritmo de competição. Aumentei o ritmo e senti-me muito bem. Tinha força para mais se me tivesse hidratado durante aquelas horas e não tivesse tanto calor, mas foi muito positivo.

 

 

Estou mais confortável a correr por mais tempo. Leva tempo e dedicação, não só na corrida, mas também na alimentação e sono. Não bebo sumos, apenas água e como muita fruta e vegetais.

Vou continuar a treinar e na próxima semana vai haver artigo novo!